Passado e presente postos à prova no Clássico das Multidões

16/02/2012 at 13:36 Deixe um comentário


Histórico é do Sport, enquanto presente é do Santa Cruz. Confira os números.

Por Aurino Rosendo

Está chegando a hora da prévia mais concorrida do carnaval deste ano, o Clássico das Multidões, e quis o destino, leia-se Federação Pernambucana de Futebol, que acertou em cheio na sacada, que Santa Cruz e Sport se enfrentassem às véspera dos festejos momescos. E o que vai acontecer nesta noite, será que veremos apenas uma torcida feliz ou vai dar empate e aí ninguém chora e ninguém ri? Difícil prever, de certo é que será um grande espetáculo e não recomendamos a ninguém ficar de fora do capítulo de número 547 deste confronto que seguramente representa uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Pouco antes da folia carnavalesca, este clássico tem atmosfera parecida com a do primeiro Santa Cruz x Sport, disputado no dia 24 de dezembro de 1916. Ao longo de 95 anos o confronto proporcionou momentos ímpares de felicidade, ou não, a rubro negros e tricolores. A disputa entre as duas equipes ilustra o quanto o futebol de Pernambuco é forte e apaixonante, merecendo ser passado a limpo o que ocorreu no Clássico das Multidões até aqui. Dessa forma, O Goleada PE esmiúça os números do duelo.

Vitórias do Sport: 216

Vitórias do Santa Cruz: 162

Empates: 148

Gols marcados pelo Sport: 746

Gols marcados pelo Santa Cruz: 638

Títulos Pernambucanos do Sport, sobre o Santa Cruz: 12

Títulos Pernambucanos do Santa Cruz, sobre o Sport: 10

Pelo que podemos observar o Sport leva certa vantagem nos números, porém, o equilíbrio é a marca registrada deste confronto. Segundo o curador da memória do Santa Cruz, Dirceu Paiva, por diversas vezes o Santa Cruz ficou invicto no clássico. O mesmo acontecendo com o Sport. Para ilustrar o equilíbrio, o historiador citou os anos de 82 e 83, quanto Sport e Santa Cruz, respetivamente mantiveram-se invictos sobre o rival.

Se o Sport tem as estatísticas a seu favor, o Santa Cruz tem a série recente como trunfo. Nos quatro confrontos disputado em 2011, os tricolores venceram o arquirrival por três vezes, todas pelo placar de 2×0, e perderam apenas um, com gol de pênalti no último lance da partida.

Teremos pela frente mais um duelo entre Santa Cruz e Sport de tirar o fôlego. Passado e presente postos à prova. Quem vai levar a melhor só saberemos ao final da partida. Porém, certamente seremos privilegiados com mais um espetáculo desta rivalidade sadia, algo sublime, visto em poucos lugares do mundo. Feliz da Torcida Pernambucana.

Anúncios

Entry filed under: Ah é Pernambuco!. Tags: , , .

Artilheiro da noite,Siloé já fala em brigar pela artilharia Náutico contrata goleiro campeão da Copa do Brasil pelo Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS


Acompanhe o Goleada PE!

Siga o Goleada PE no Twitter

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Apoio

Blog filiado a ACDP

fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

%d blogueiros gostam disto: