De acordo com CBF e FIFA, Fernando Gaúcho pode jogar pelo Santa Cruz

19/09/2011 at 01:14 Deixe um comentário


Santa Cruz seria quarta equipe do atacante em 2011, algo que é proibido

Por Aurino Rosendo

A contratação do atacante Fernando Gaúcho poderia acabar causando polêmica nos bastidores do Arruda. Isto porque o Santa Cruz seria a quarta equipe do jogador na temporada, algo que é terminantemente proibído pela FIFA. O rumor já estava tomando uma proporção tal, que chegaram até a surgir informações dando conta de que a liberação do atacante junto a CBF não saiu na última sexta-feira(16), pois a entidade estudava esta irregularidade.

Porém tudo não passa de um mal entendido. De acordo com a FIFA, entidade máxima do futebol, um atleta não pode atuar por três equipes numa mesma temporada. Só que a FIFA segue o calendário Europeu e, portanto, contabiliza as transferências entre julho de um ano e junho do outro. Sendo assim, na tempoarada 2011/2012 o Santa Cruz será a segunda equipe do atacante.

Quanto à CBF, no regulamento geral de competições da entidade, a única objeção feita é no artigo 51, que diz que o atleta não pode atuar por mais de duas equipes em quaisquer das séries do Campeonato Brasileiro. O que não é o caso de Fernando, já que ele apenas disputou a Série C pelo Campinense.

Fato semelhante ao de Fernando Gaúcho, ocorreu em 2009 com o atacante Bruno Cazarine, do Guarani. Na epóca, a Portuguesa chegou a entrar com ação contra o Guarani para tirar pontos do clube de Campinas, por ter escalado o atleta que havia atuado na mesma temporada brasileira por Chapecoense, Gyeongnam, da Coreia do Sul, além do Bugre. Porém o diretor de registro da CBF, Luiz Gustavo, descartou punição, alegando que a FIFA segue o calendário em vigência no continente Europeu.

Os casos de Fernando Gaúcho e de Bruno Cazarine são diferentes ao de Wellington Paulita, atacante que defendeu Cruzeiro e Palmeiras nesta temporada e que recentemente tentou se transferir para o Grêmio, mas não obteve aval da CBF. O problema de Wellington Paulista é que ele atuou em duas competições reconhecidas pela FIFA, numa mesma temporada, por duas equipes diferente, o que o impediu de acertar com uma terceira.

Casos e confusões à parte, o certo é que Fernando Gaúcho pode sim, ser inscrito pelo Santa Cruz para atuar nesta Série D e ir em busca de marcar os gols que ele já prometeu ao torcedor tricolor.

Anúncios

Entry filed under: Ah é Pernambuco!. Tags: , , .

Confira algumas imagens de Santa Cruz x Alecrim Náutico inicia trabalhos para encarar maratona de jogos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS


Acompanhe o Goleada PE!

Siga o Goleada PE no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Apoio

Blog filiado a ACDP

setembro 2011
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

%d blogueiros gostam disto: